Serviços

Comissionamento de Equipamentos Industriais

 

“Comissionar” equipamentos e sistemas elétricos significa integrar, testar e garantir que todos os itens que compõem uma determinada instalação irão operar de forma correta e satisfatória.

A partir do conhecimento das características do trabalho a ser desenvolvido e das necessidades do cliente, estas atividades deverão ser planejadas e desenvolvidas em consonância com as diretrizes das Normas Técnicas e de Segurança aplicáveis, de modo a se obter o desejado sucesso na operação do empreendimento.

OBJETIVOS DO COMISSIONAMENTO

O comissionamento tem por objetivo estabelecer uma sistemática de ações junto aos equipamentos e sistemas, através da realização de testes que irão garantir a operacionalidade e segurança das instalações.

Daí, é de se garantir que os equipamentos e sistemas elétricos operem de acordo com o seu projeto e ainda em atendimento aos requisitos das Normas Técnicas e de Segurança.

Por outro lado, nas instalações existentes é recomendável que se promova o chamado RECOMISSIONAMENTO, o qual nada mais é do que uma bateria de testes nos moldes do comissionamento efetuado originalmente, objetivando avaliar as condições e o desempenho dos equipamentos/instalações, considerada sua vida útil já decorrida.

O comissionamento acontece segundo o seguinte esquema:

Planejamento – Infraestrutura e mobilização – Supervisão e Execução das Atividades – Emissão dos relatórios – “As built” da documentação técnica

Planejamento

  • Levantamento e disponibilização da documentação técnica:
  • Análise crítica da documentação de projeto;
  • Definição das metodologias / tipos / normas dos testes a serem executados;
  • Elaboração do cronograma de atividades e definição das prioridades;
  • Composição e atribuições da equipe.

Infraestrutura e mobilização

  • Aprovisionamento dos instrumentos de testes;
  • Disponibilização do pessoal destacado para os trabalhos;
  • Definição da infraestrutura de transportes, logísticas, etc.

Supervisão e Execução das Atividades

  • Estabelecimento das metodologias de comunicação e trâmites com o cliente;