“Comissionar” equipamentos e sistemas elétricos significa integrar, testar e garantir que todos os itens que compõem uma determinada instalação irão operar de forma correta e satisfatória.
A partir do conhecimento das características do trabalho a ser desenvolvido e das necessidades do cliente, estas atividades deverão ser planejadas e desenvolvidas em consonância com as diretrizes das Normas Técnicas e de Segurança aplicáveis, de modo a se obter o desejado sucesso na operação do empreendimento.
OBJETIVOS DO COMISSIONAMENTO
O comissionamento tem por objetivo estabelecer uma sistemática de ações junto aos equipamentos e sistemas, através da realização de testes que irão garantir a operacionalidade e segurança das instalações.
Daí, é de se garantir que os equipamentos e sistemas elétricos operem de acordo com o seu projeto e ainda em atendimento aos requisitos das Normas Técnicas e de Segurança.
Por outro lado, nas instalações existentes é recomendável que se promova o chamado RECOMISSIONAMENTO, o qual nada mais é do que uma bateria de testes nos moldes do comissionamento efetuado originalmente, objetivando avaliar as condições e o desempenho dos equipamentos/instalações, considerada sua vida útil já decorrida.
O comissionamento acontece segundo o seguinte esquema:
Planejamento – Infraestrutura e mobilização – Supervisão e Execução das Atividades – Emissão dos relatórios – “As built” da documentação técnica
Planejamento
Infraestrutura e mobilização
Supervisão e Execução das Atividades